Agronegócios
Ação promove a carne bovina brasileira no mercado europeu
Compartilhe:
Em um momento de novos acordos comerciais sendo discutidos com o bloco europeu, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) irá marcar presença na feira Anuga, uma das maiores e mais tradicionais feiras de alimento do mundo, que acontece de 05 a 09 de outubro na cidade de Colônia, na Alemanha. A ação é feita em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com quem a ABIEC desenvolve o projeto Brazilian Beef, de promoção internacional do produto nacional.
A participação da carne brasileira será realizada no maior espaço já ocupado pelo projeto Brazilian Beef na feira. Serão 529 m2 de estande mais 260 m2 de mezanino, ocupados com a presença de 19 empresas associadas: Agra, Astra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Frigoestrela, Frigol, Frigon, Frigosul, Frigotil, Frisa, Iguatemi, JBS, Marfrig, Masterboi, Mataboi, Mercurio, Minerva, Naturafrig e Rio Maria. Durante o evento será promovida a degustação do tradicional churrasco brasileiro, com a expectativa de consumo de cerca de 1 tonelada de carne bovina durante os cinco dias de feira. “É um evento que reúne os principais fornecedores do mundo e é importante que a carne brasileira esteja inserida nesse contexto”, avalia o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli
A Europa é um dos mercados mais importantes do Brasil e responde por 9% das exportações. Em 2018 o Brasil exportou quase 119 mil toneladas de carne para o continente, com receita de USD 728 milhões. De janeiro a agosto deste ano, já foram embarcadas 67 mil toneladas de carne bovina, com faturamento USD 385 milhões. “A Europa é um mercado importante e exigente. E a feira é uma ótima oportunidade para mostrar toda a qualidade e controle da carne bovina brasileira”, afirma Camardelli.